Pensando na responsabilidade social, sustentabilidade e, claro, economia, grandes empresas brasileiras optaram por investir na energia fotovoltaica. Mais do que uma boa iniciativa, essas ações demonstram um grande incentivo e também o fortalecimento do uso de energias renováveis no país.
E entre essas grandes empresas, destacamos sete instituições, dos mais variados segmentos, que se tornaram pioneiras no uso de energia fotovoltaica. Confira:
BANCO DO BRASIL
Primeira instituição bancária do Brasil a utilizar energia solar para abastecimento, o BB conta com uma usina própria na cidade de Porteirinha, no estado de Minas Gerais, que abastece 100 agências.
Além disso, o Banco do Brasil ainda projeta outras sete ações de energia solar, com o intuito de gerar 42 GWh.
NATURA
Também proprietária da Avon, a Natura criou o projeto Solcial, que visa campanhas de financiamento coletivo para instalação de painéis solares em instituições de caridade na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.
A ideia do projeto é diminuir ou até mesmo cortar por completo gastos com energia elétrica, buscando um abastecimento 100% natural, facilitando assim o uso dessas economias em suprimentos necessários ou outras atividades voltadas aos atendidos por essas instituições.
PETROBRÁS
A petrolífera brasileira construiu a usina fotovoltaica de Alto Rodrigues, no estado do Rio Grande do Norte, para abastecimento próprio de energia solar. A capacidade da usina é de 1.100 kW, chegando a produzir até 1.942 MWh por ano, o suficiente para atender cerca de oito mil pessoas.
MRV
A construtora MRV conta com uma usina solar própria, também no estado de Minas Gerais, na cidade Uberlândia. Com dois mil painéis solares e capacidade de geração de 1 milhão de kWh, a usina será responsável pelo abastecimento dos escritórios, canteiros de obras e plantões de venda da MRV.
O objetivo da construtora é economizar cerca de R$ 800 mil reais por ano, sem contar os ganhos socioambientais, como redução das emissões dos gases de efeito estufa e a obtenção de energia renovável.
Ainda há a intenção de construir mais duas usinas solares, localizadas nas cidades de Lapão, na Bahia, e São José dos Pinhas, no Paraná.
CLARO
Proprietária da Embratel e da Net, a Claro Brasil possui um complexo inteiro de usinas solares, nas cidades de Várzea da Palma e Buritizeiro, ambas em Minas Gerais.
O complexo de usinas ocupa uma área de 45 hectares e gera energia suficiente para abastecer uma cidade de aproximadamente 250 mil habitantes.
A iniciativa da Claro Brasil é considerada a maior em questões de energia solar no país.
MERCADO LIVRE
O Mercado Livre é uma empresa argentina, mas sua sede no Brasil é dona da maior usina solar em telhado no país. Conta com duas mil placas fotovoltaicas em mais de quatro mil metros de telhado.
A capacidade da usina é de até 700MWh por ano, o que equivale a 360 residências.
EMPRESAS PELO MUNDO
Além das grandes brasileiras que citamos, ouras organizações pelo mundo também já fazem uso da energia solar para abastecimento, como:
• Walmart
• Ikea
• Macy’s
• Johnson & Johnson
• General Motors
• FedEx
• Apple
• GE
• Google
• Intel
• L’Oreal
• Tiffany & CO.