Antes de implantar um sistema de energia solar é preciso entender e conhecer os diferentes tipos que existem, cada qual com suas especificidades, objetivos e suas vantagens.
O sistema solar fotovoltaico é o mais comum, mas não é o único. E sabendo disso, listamos os três tipos de captação de energia solar e explicamos como cada um funciona. Confira:
ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA
O sistema mais utilizado é o fotovoltaico, no qual a radiação solar é transformada em energia elétrica por meio dos painéis fotovoltaicos. Os painéis são conectados a uma série de itens que configuram o sistema fotovoltaico, sendo:
• Inversor solar;
• Placas solares;
• Cabos e conectores;
• Estrutura de fixação.
Existem ainda dois tipos de sistema fotovoltaico, o off-grid e o on-grid.
O sistema off-grid contam com uma bateria de armazenamento de energia, que é o que disponibiliza eletricidade à noite e também em dias nublados, se necessário.
Já o sistema on-grid é acoplado à rede elétrica tradicional. Assim, durante a noite, quando não há captação solar, a energia elétrica convencional é utilizada. Esse é o sistema mais utilizado no Brasil, porque demanda pouca manutenção e tem custo inferior ao sistema off-grid por não necessitar de bateria de armazenamento.
ENERGIA TÉRMICA
A energia térmica, ou aquecimento solar, é utilizada apenas para o aquecimento de água. Também é um sistema bastante procurado, porque permite uma economia de energia maios que a rede elétrica convencional.
Pode ser utilizada em residências e estabelecimentos comerciais, já que a captação e a conversão da luz solar também são feitas por meio de painéis solares ou coletores.
Os painéis, que geralmente são de cobre ou alumínio, absorvem a luz solar e a transformam em calor. Esse calor é captado por um líquido inserido dentro dos painéis e conduzido por tubos até o depósito de água quente (também chamado de reservatório térmico ou boiler).
Em dias nublados ou frios e à noite, quando não há luz solar a ser captada, a água já armazenada permanece quente, graças ao revestimento isolante do reservatório. Em segundo caso, se necessário, o sistema térmico pode utilizar um sistema auxiliar à gás ou elétrico para manter a temperatura da água.
ENERGIA TERMOSSOLAR
Conhecida também como energia solar concentrada ou heliotérmico, esse modelo produz calor por meio de um sistema composto por espelhos – ou concentradores. Esse sistema concentra toda a radiação solar captada e então a transforma em energia elétrica.
A captação da luz solar ocorre a partir dos painéis solares (nesse caso também chamados de espelhos ou coletores); eles refletem a luz do sol e a concentram em um ponto único, específico. Este calor, agora acumulado, é direcionado para o aquecimento de um fluído interno do sistema do qual será gerado vapor. O vapor movimenta as turbinas do sistema e aciona o gerador, que é o responsável pela geração da energia elétrica.
O sistema de funcionamento da energia termossolar é bem semelhante ao sistema térmico, porém não apenas serve para aquecer água como para gerar energia elétrica de fato.
A maior diferença, entretanto, é o alto custo necessário para instalação e utilização desse tipo de energia solar.